Câmara Municipal de São Paulo


DISCURSO PROFERIDO PELO VEREADOR GILBERTO NATALINI NA 246ª SESSÃO ORDINÁRIA,

REALIZADA EM 24/04/07.




O SR. NATALINI (PSDB)– Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, este é um dia de recompensa pelos trabalhos e luta que temos travado na Cidade na defesa do meio ambiente. No sábado, li no jornal Folha de S.Paulo uma matéria que dizia respeito à atitude da Prefeitura em implementar uma lei aprovada nesta Casa em 2002 e regulamentada em 2004. É uma lei de nossa autoria que prevê a plantação de árvores em estacionamentos particulares ou públicos da cidade de São Paulo, na medida em que o estacionamento tenha mais de 100 metros quadrados e para cada 40 metros quadrados terá se ser plantada uma árvore. Na soma de todos os estacionamentos da Cidade, sendo a lei devidamente aplicada, serão milhares de árvores novas que a Cidade vai ganhar.

É sabido de todos o gravíssimo problema da ilha de calor que a cidade de São Paulo representa hoje com conseqüências extremamente danosas para quem mora na Cidade. As conseqüências dessa ilha de calor são as chuvas torrenciais, as chuvas catastróficas que têm se abatido sobre a Cidade, como por exemplo, a chuva de ontem. E durante este ano tivemos chuvas com volumes de água nunca vistos antes. Além da questão das chuvas, temos também o problema mais recente dos ventos de alta velocidade, como aconteceu a menos de 15 dias no Aeroporto de Congonhas, com destelhamento de casas e galpões, uma série de problemas, que também são conseqüências das mudanças climáticas da cidade de São Paulo.

A São Paulo da garoa ficou para trás. Talvez não consigamos trazer de volta o clima de São Paulo daquela época, mas podemos diminuir as conseqüências do desmatamento, diminuir as conseqüências do asfaltamento, da impermeabilização do solo e diminuir as conseqüências do adensamento urbano que a Cidade vem sofrendo. O plantio de árvores é uma das providências entre muitas que devem ser tomadas para diminuir esse problema.

Fico muito satisfeito porque é um projeto de lei de nossa autoria e que prevê o plantio de árvores, serão milhares de árvores novas que terão de ser plantadas nos estacionamentos que hoje são verdadeiros desertos de cimento na cidade de São Paulo. Basta irmos a algum shopping, supermercado ou local público para que possamos ver o mar de cimento que existe muitas vezes sem uma árvore.

Isso não é uma questão de vaidade, é uma necessidade que a Cidade tem de plantar árvores. Cada um de nós precisa se preocupar com isso e plantar a sua árvore. Se cada um de nós plantar a sua própria árvore em local apropriado, teremos milhões de mudas de árvores para dar o conforto térmico que a Cidade precisa. Repito que é apenas uma medida a mais entre muitas.

Quero também dizer da alegria, junto com essa questão do plantio de árvores em estacionamento, quando vejo na rua os caminhões de água de reuso. É um projeto de lei de nossa autoria, subscrito pela bancada do PSDB na legislatura passada, tornado lei. A cada dia que passa temos um número maior de caminhões de água de reuso andando na Cidade, economizando água potável que tem de ser preservada para o consumo humano, economizando também dinheiro, porque a água de reuso custa metade do preço da água potável quando é comprada pelo Poder Público junto às estações de tratamento de esgoto da Sabesp.

Essas são atitudes que nos dão combustível limpo para preencher a nossa ideologia e fazer com que continuemos trabalhando pela cidade de São Paulo. Parabéns à Prefeitura por mais essa ação em defesa do meio ambiente do município de São Paulo. Obrigado.